sexta-feira, 21 de setembro de 2007

REGULAMENTO


REGRAS DE AVALIAÇÃO

Os 03 árbitros (2 Árbitros Técnicos e 1 Árbitro Central) irão avaliar o jogo das duplas neste I Fortaleza Open de Frescobol através dos critérios a seguir especificados.

A soma das 5 notas formarão a nota final:

. NOTA DE SEQÜÊNCIAS
. ATAQUES
. DESTREZA
. EQUILÍBRIO
. POTÊNCIA / DINÂMICA E AGRESSIVIDADE

Nota de SEQÜÊNCIAS

O Árbitro Central apita dando permissão para o inicio do jogo. Assim que o atleta tocar a bolinha com a raquete ele dispara o cronômetro e é iniciada a contagem de SEQÜÊNCIAS. A cada bola que cai no chão, toca no corpo do jogador, saia da arena ou é tocada duas vezes pelo mesmo jogador (exceto o duplo toque) a aquela SEQÜÊNCIA de trocas de bola é considerada encerrada. O cronômetro é parado e nova seqüência é iniciada, assim se procede até o término dos 5 min. Para a pontuação da nota de SEQÜÊNCIA é considerada a tabela abaixo, quantos menos seqüências a dupla fizer, maior será a pontuação nesta nota:

Até 04 seq = 30 pts 05 a 06 seq = 28 pts 07 a 08 seq =26 pts 09 seq = 24 pts 10 seq = 23 pts 11 seq = 22 pts
12 seq = 21 pts 13 seq = 20 pts 14 seq = 19 pts
15 a 16 seq = 18 pts 17 a 18 seq =16 pts 19 a 20 seq = 15 pts 21 a 22 seq = 14 pts 23 a 24 seq = 13 pts
25 a 26 seq =12 pts 27 a 29 seq = 10 pts
30 a 35 seq = 07 pts 35 a 40 seq = 04 pts
Acima de 40 seq = 0 pt.

Nota de ATAQUES

Os árbitros irão considerar um ATAQUE quando o atleta agredir a Bolinha alterando significativamente a velocidade da mesma. Só será considerado um ATAQUE se houver uma DEFESA !!!A Nota de ATAQUE é a soma da quantidade dos ATAQUES de ambos os jogadores multiplicados por 0,15.
Ex.: atleta 1 = 87 ataques , atleta 2 = 113 ataques, total = 200 ataques multiplicados por .15 = 30 pontos. Quanto maior a quantidade de ataques efetuados, maior será a nota neste quesito.
Nota de DESTREZA

Neste quesito é considerado um golpe de Destreza as batidas efetuadas por um atleta no lado contrário daquele que ele segura a raquete. Para destros a bolas atacadas no lado esquerdo, para o canhoto do lado direito. O que vai ser considerado pelos árbitros é a posição onde o atleta ataca independente da maneira executada. Há 3 posições para ataque: Baixa: do chão até a coxa Média: da coxa até o ombro Alta: acima do ombro
Serão computados até 03 golpes por posição
Cada golpe assinalado é igual a 1 PONTO na nota final, cada atleta pode fazer 9 e pontos e a dupla 18 pontos.
Nota de EQUILÍBRIO

A Nota de EQUILÍBRIO é calculada utilizando a quantidade de ataques de cada Jogador da seguinte forma: Menor quantidade de ataques dividido pela maior quantidade de ataques multiplicado pela quantidade total de ataques da dupla gerando um Total parcial que será dividido por 25
Ex.: 100 ataques / 120 ataques = 0, 833 x 220 ataques = 183,26 / 25 = 7,33 de nota
Nota de POTÊNCIA / DINÂMICA E AGRESSIVIDADE

PotênciaOs árbitros irão considerar subjetivamente a POTÊNCIA da agressão da Raquete na Bolinha, avaliando a velocidade que a Bolinha sai da Raquete do Jogador 1 e vai para o Jogador 2 e vice e versa. A POTÊNCIA será avaliada durante o jogo individualmente pelos árbitros auxiliares, gerando assim uma nota de POTÊNCIA para cada Jogador. Porém a nota de potência é comparativa entre todos os atletas da categoria. A nota vai de 0,5 a 5 pontos

Dinâmica e agressividade
Algumas circunstâncias importantes não são captadas pelos números. Exemplos:1 - Golpes no revés executados com extrema potência ou média potência dão aos atletas a mesma pontuação
2 - Salvamentos pertinentes e espetaculares acabam por prejudicar a dupla que o faz. Veja por que: uma dupla está na 7.º seqüência e salvaespetacularmente uma bolinha, a dupla perde tempo ao se jogar no chão, se posicionar novamente e reiniciar a série de ataques. Outra dupla também está na 7.º seqüência, deixa de salvar uma bolinha, a bola vai ao chão, o árbitro para o cronômetro, perdem 01 ponto e reiniciam a seqüência seguinte e fazem 10 ataques no mesmo tempo que a dupla anterior gastou no salvamento. 10 ataques multiplicados por .15 = 1,5 pontos. Lembrando que na nota de equilíbrio a quantidade de ataques também é usado aumentando assim a vantagem para a dupla que deixou a bolinha cair e reiniciou nova seqüência.
3 - Defesas complexas e espetaculares não dão ponto extra algum a dupla.
Ex.:um atleta se joga ao chão para salvar uma bolinha, o parceiro ao invés de levantar a bola volta a agredi-la com o parceiro caído no chão. Cada ataque efetuado nesta posição é considerado um ataque como outro qualquer.
4 - Ataques diferenciados: um atleta se joga e mesmo assim ataca a bolinha, um atleta pula para atacar a bolinha, um atleta continua atacando mesmo caído, um atleta ataca bolas difíceis usando golpes diferenciados, etc. Na regra será considerado um ataque como outro qualquer.
5 - Determinada dupla mantém a pressão e a agressividade o tempo inteiro, mesmo com a bolinha "fora do trilho" correndo mais riscos enquanto outras agridem violentamente a bolinha apenas quando ela vem na "boa", na "mão". Todos estes itens não só engrandecem uma apresentação como empolgam o público, caberá ao árbitro central valorizar estes quesitos em sua nota de dinâmica e agressividade que vai de 0,5 a 5.
As Sub/Notas de Potência (duas notas individuais) é somada a sub/ Nota de dinâmica/agressividade (da Dupla). A soma das 03 sub/notas é multiplicada por 2 gerando a nota de potência/dinâmica e agressividade. Uma dupla pode ter no máximo 30 pontos neste quesito.




Um toque final. Para você e seu parceiro tirarem boas notas vocês precisarão fazer:
1 - Menor número de Seqüências possíveis
2 - Maior número de Ataques possíveis
3 - Trabalhar o Revês nas 3 posições da Destreza (ao menos 3 ataques em cada posição)
4 - Manter o equilíbrio numérico entre os ataques de um e de outro
5 - Atacar sempre com maior Potência possível
6 - Manter a Agressividade durante toda apresentação

FAZER TUDO ISSO EM 5 MINUTOS DE BOLA VIVA !!!!

ACEFRE – Associação Cearense de Frescobol

Nenhum comentário: